Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Arte, cultura e violino: memórias do ensino e vida de um violinista brasileiro



Arruda, Ney Alves de (Autor)

Violino, Instrução e estudo, Música para violino, Violinistas


Sinopse

Este livro merece ser lido porque, genuinamente, versa sobre o amor à cultura e a dedicação ao ensino da música. Isso foi possível constatar quando uma corrente estética europeia consegue irradiar conhecimentos artísticos para além-mar — época em que uma aplicada escola violinística desembarca no Brasil, no início do século XX, via de destemidos estudantes brasileiros de violino em terras estrangeiras, e produz discípulos transmitindo sua influência. Entre solistas e virtuoses, fizeram-se também violinistas professores, dos quais alguns resultam por presentear sua existência terrena à causa da instrução musical.
Professores de violino do Brasil Atlântico que, equipados com a ferramenta técnica composta de autores pedagogos violinistas da eficaz “Escola Franco-Belga” adentram ao cerne do Brasil e se dedicam ao ensino musical de grandes mestres, numa rara opção pelo exercício profissional no interior a ser desbravado deste continental país. Boas contribuições vieram desse ensino brasileiro do violino, também temperado com mestres do violinismo mundial
provenientes das Escolas Tcheca, Russa e Alemã.
A presente obra trata de narrar numerosas passagens da vivência humana como professor e amigo de um desses esplêndidos mestres educadores. Um excepcional violinista que, nascido em 1930 e criado no Rio de Janeiro, viveu e laborou em São Paulo, indo então para o Centro-Oeste do território nacional na década de 1960. Um didata na cidade de Campo Grande (hoje, Mato Grosso do Sul), onde exerceu sua competência educadora ao violino, além de extensa atividade artística como aclamado performer e solista musical.
Possivelmente, uma espécie de corajoso bandeirismo cultural que consagrou a seus alunos sua inédita saga de primeiro professor de violino em Cuiabá (Mato Grosso). E ainda teve fôlego para fomentar um movimento musical sem precedentes na história do ensino daquela região numa universidade pública. Entusiasmo e ousadia de seus dirigentes em décadas de muita criatividade. E o projeto prospera, vez que a semente de uma orquestra sinfônica germinou. Eis uma instigante leitura da curiosa história — quase cinematográfica — de um pedagogo violinista brasileiro!

Metadado adicionado por Editora Appris em 16/12/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/12/2021
Última alteração: 08/10/2024
Última alteração de preço: 08/10/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.