Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Vidas (des)encontradas
migração nordestina para São Paulo (2002-2016)



Migração interna, Imigrantes, Nordeste, Cidades e vilas


Sinopse

O fato de estar aqui me fez um perdedor. Enquanto estive em São Paulo para pesquisar sobre algumas vidas, efetivamente, estive perdendo outros relatos. São tantas pessoas espalhadas por São Paulo, com migrantes nordestinos em diversas regiões, que, como eu, deixaram suas vidas penduradas em algum lugar dessa abstração chamada Nordeste. Porém, as histórias que tentei esmiuçar não estão esquecidas: elas vivem na memória dos migrantes e se reinventam todos os dias. Ao mesmo tempo que ocupei boa parte do meu tempo, ganhei em experiências, mesclando a minha com essas outras existências.
Dessa forma, minha pesquisa foi extremamente facilitada, porque os meus sujeitos de estudo eram fáceis de encontrar e, ao mesmo tempo, difíceis de acessar. Poucos gostam de falar de suas vindas e de suas vidas. Menos ainda de seus poucos retornos e, às vezes, dos muitos fracassos. Por isso, minha tarefa foi tentar uma forma amorosa de diálogo com eles e, de tudo que ouvi, o aspecto que mais se sobressaiu foi a tristeza, a saudade de algo que se perdeu em algum lugar do passado e em algum pedaço de chão – uma melancolia profunda e um sentimento de irreparabilidade. Aqueles tipos de angústias que antecedem o amor, ou o que Proust chama de “o risco da impossibilidade”. Vivem todos em São Paulo, nordestinos ou não, letrados ou não, tecnologizados ou não, repletos de ausências. Mas como afirma a escritora canadense Anne Michaels: “Não há ausência real se, pelo menos, a memória da ausência permanece [...] Se alguém já não tem a terra, mas tem a memória da terra, então sempre se pode desenhar um mapa”(informação verbal).
É assim, desenhando esse mapa repleto de lacunas, que falo sobre esses (des)encontros de vidas em São Paulo entre os anos de 2002 e 2016. Anos que vivemos perigosa e maravilhosamente.

Metadado adicionado por Editora Appris em 08/02/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/02/2022
Última alteração: 08/10/2024
Última alteração de preço: 08/10/2024

Autores e Biografia

Souza, Antonio Clarindo Barbosa de (Autor)

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.