Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Habilidades
ensino jurídico e contemporaneidade



Encantar, Adaptar, Retórica, Tática, Estratégia, Entender o outro, Identificação de problemas, Conviver com diversiade, Questionar, Interpretar, Conviver com transformações, Refletir sobre o cumulado, Desafios existênciais, Desafios naturais, Legalidade legitimidade, Legalismo, Professores das faculdades de Direito


Sinopse

Em um tempo em que é decretada a morte da história, em que a palavra-chave é a velocidade e a sociedade é distribuída em forma de rede, substituindo a velha forma piramidal verticalizada, surgindo novos problemas, demandas e, consequentemente, conceitos, é necessária uma reformulação do papel do direito, e do ensino jurídico, que fundamente suas possibilidades e funções no mundo contemporâneo.

Com a crise do Estado, que oscila entre o seu desmantelamento, fruto de políticas neoliberais, e a corrupção, que o leva ao fracasso em sua função como mantenedor, e com o surgimento da crença cega na mão invisível do mercado, que acarreta o fim das utopias, o consumo exacerbado, a alienação cultural e intelectual, aumenta o número de excluídos do processo de globalização.

Cabe ao direito, baseado em sua tendência de luta pela afirmação de direitos conquistados, assumir a dianteira na construção da democracia como processo de produção e constituição de relações humanas, em vez de permitir a consolidação da visão dominante da economia de mercado, que ignora aqueles que não participam do jogo de acúmulo de bens e capitais.

Este livro nos leva ao debate da atualidade do direito, seu ensino e prática, apontando equívocos, desvios, e soluções, proposituras, da ciência jurídica, que deve atentar para a multidisciplinaridade, se não transdisciplinaridade, como ferramenta de compreensão e modificação dos problemas que nos são apresentados.

Por isso o termo “habilidade” precisa ser enfocado como fator primordial na possibilidade de expansão do potencial humano, ensejando nos novos profissionais jurídicos, operadores e teóricos, conhecimentos sobre o sujeito de direitos, as questões de cidadania, a juridicidade dos movimentos sociais e o processo de produção e respeito da alteridade.

Metadado adicionado por Lamparina em 02/06/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/06/2020
Última alteração: 26/01/2023
Última alteração de preço: 26/01/2023

Autores e Biografia

Aguiar, Roberto A. R. de (Autor)

Sumário

Justificando o tema

1 Habilidades: uma primeira incursão

2 O universo originário das habilidades

3 A questão do perfil

4 Alguns sentidos de habilidade

5 Habilidades de se relacionar

6 Habilidades de pensar

7 Habilidades de enxergar

8. Habilidades de fazer

9. As habilidades e suas circunstâncias

10 Desafios às habilidades

11 habilidades específicas para o exercício jurídico

12 Perfil oficial das habilidades jurídicas

13 As habilidades e a universidade

14 As escolas de direito

15 Os autores no cenário da ficção educacional

16 Alguns esforços e contribuições para avaliação e melhoria do ensino jurídico

17 Propostas de inserção das habilidades e de aggiornamento pedagógico e estrutural da educação jurídica

Bibliografia



Áreas do selo: ArtesAutoajudaConcurso públicoEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

A Lamparina editora foi criada em 2004, no Rio de Janeiro. No catálogo inicial, obras de literatura — ensaios, romances, textos infantojuvenis, poesia e teatro. Em 2007, a Lamparina incorporou ao catálogo títulos da DP&A editora. O nome é inspirado na infância da editora Tereza Andrade – que lia à luz de lamparina quando criança –, e uma referência ao objeto, que, com querosene ou óleo, é combustível ao saber, ao conhecimento, à curiosidade. Pavio que, aceso, produz chama que ilumina. Hoje, com o designer Fernando Rodrigues como sócio e responsável pela produção editorial e gráfica, a Lamparina abrange em seu catálogo obras de excelência de ciências humanas e sociais, comunicação, arte, direito, educação e pedagogia, filosofia, geografia, história, ciências políticas, arquitetura e urbanismo. Nossos títulos e autores receberam reconhecimento em prêmios, indicações a prêmios literários e/ou foram adotados em programas de fomento à leitura, além de citados em trabalhos e recomendados em bibliografias para concursos de relevo. Com 16 anos de existência, Lamparina publicou obras dos mais respeitados pensadores e pesquisadores brasileiros e internacionais, referências em vários centros de ensino. Entre os nossos autores e ilustradores estão Heliana Conde, Stuart Hall, Milton Santos, Massimo Canevacci, Rosimeri de Oliveira Dias, Regina Abreu, Donaldo Schüler, Maria Esther Maciel, Antonio Negri, Walter Omar Kohan, Elvira Vigna, Maria Amália de Oliveira, Lília Ferreira Lobo, Erika Moreira Martins, Maria Lúcia Lemme Weiss, Márcio Piñon, Julia Adão Bernardes, Estela Scheinvar, Ana Clara Torres Ribeiro, Catia Antonia Silva, Henri Acselrald, Hassan Zaoual, Marcio Caetano, Paulo Malgaço da Silva Junior, Acácio Augusto. #lamparinaeditora #leialamparina

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.